Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa

Mata Atlântica

Atividades

Na Mata Atlântica, a área experimental do Projeto Biomas possui 35 hectares e está preenchida com diferentes pesquisas que utilizam a árvore para diferentes fins, abrigando experimentos nas áreas de recuperação de APPs, uso de ARL e ASP.

Número de projetos aprovados, implantados e previstos.

N° projetos aprovados N° projetos implantados
27 25

Para desenvolvimento das pesquisas foi formada uma rede envolvendo 61 pesquisadores de diferentes instituições. As pesquisas estão consolidadas na área experimental próximo à cidade de Linhares - ES, abrangendo o uso de elevado número de espécies arbóreas (dominantemente nativas) e indivíduos arbóreos.

Número de pesquisadores, de espécies e de árvores plantadas:

N° pesquisadores N° espécies arbóreas N° árvores
61 85 31.880

Em razão do elevado grau de desenvolvimento das árvores plantadas e dos diferentes modelos de plantio consorciado, este ano o bioma já poderá oferecer o seu dia de campo, trazendo resultados interessantes para entidades jurídicas (APP, ARL e ASP), fato inédito e interessante para os agricultores brasileiros. Ao longo desta ano serão também oferecidos três módulos de capacitação para técnicos multiplicadores.

Uma das ações de destaque do Projeto Biomas na Mata Atlântica é o conhecimento genético de 900 indivíduos arbóreos, pertencentes a 30 espécies nativas de alto valor social, econômico e ambiental.