Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa

Caatinga

Atividades

A área experimental está situada no município de Ibaretama – CE. Possui aproximadamente 30 hectares e os plantios foram iniciados em abril deste ano. Antes disso, dois subprojetos de pesquisa, que não envolvem o plantio de mudas, foram iniciados nos anos de 2012 e 2013.

Um dos projetos de destaque neste bioma envolve formas de controle de Criptostegiamadagascariensis(viuvinha), planta exótica e invasora, de extrema agressividade presente nos ecossistemas da Caatinga, incorrendo em expressivas perdas tanto para os sistemas produtivos como os de preservação em grande parte do nordeste brasileiro.

Em 2014, já foram implantados 8 subprojetos de pesquisa envolvendo o plantio de árvores nativas para diferentes fins, com ênfase aos sistemas de produção.

Ainda este ano, está prevista a abertura de novas oportunidades para implantação de subprojetos de pesquisa.

Levando em consideração a biodiversidade da Caatinga, o número de arbóreas nativas, para este momento, é considerável (29 espécies), com a meta de plantar neste ano praticamente 10.000 árvores, assim como ampliar a quantidade de pesquisadores que compõem a rede deste bioma. Número de pesquisadores envolvidos, de espécies arbóreas e de árvores plantadas.

N° pesquisadores N° espécies arbóreas N° árvores
60 29 9.678

Devido à ausência de viveiros na região, o Projeto Biomas assumiu a construção de um viveiro próprio na cidade de Quixadá – CE, em parceria com o Instituto Federal do Ceará - IFCE, o que permitiu a produção das mudas do projeto. Ao mesmo tempo, foi criada uma equipe de coleta de sementes e também a disponibilização de um viveirista para a produção de mudas. Em contrapartida, o IFCE disponibilizou um técnico para complementar o processo de produção das mudas.

As técnicas utilizadas neste bioma chegarão aos produtores rurais com cursos de capacitação que estão previstos para o ano de 2015.